terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pele, cabelo e piscina: o que fazer?

Estamos no verão e para muitos, período de férias (ai que invejinhaaaaaaaa) e assim a frequência em piscinas e praia aumenta.

Bem, isto não acontece comigo, porém faço natação e desta forma os cuidados com a pele e cabelo  devem redobrar da mesma forma.

Mas o que fazer? 

Cada caso deve ser avaliado individualmente, mas podemos dar dicas em geral.

Pele

1) Não esfolie a pele ou use sabonetes abrasivos antes de ir a piscina. Sua pele perderá a proteção natural e ficará mais sensível aos danos produzidos pelo contato com o cloro.

2) Tome uma ducha após a piscina para retirar o cloro em excesso. Quando for tomar banho use sabonetes neutros ou hidratantes.
3) Use e abuse da hidratação da pele do corpo após o treino.
4) Seque bem entre os dedos dos pés e nas dobras do corpo para evitar o aparecimento de micoses.

5) use roupas leves e de preferência de algodão após o treino, para evitar coceira. O contato da pele ressecada e sensibilizada pelo  cloro com tecidos sintéticos podem provocar coceira.

6) Não esqueça do filtro solar antes e após o treino. Lembre-se que o sol é o maior vilão do envelhecimento.


Cabelo

1)  Use protetor nos fios antes de entrar na água. Isto gera uma película protetora nos fios. Em caso de exposição solar utilize protetor solar capilar.  Se o seu cabelo estiver ressecado (o fio fica poroso), o sulfato de cobre e o cloro presente na água penetram na queratina do cabelo e deixa seus fios VERDES!!! Por isso e FUNDAMENTAL usar algum protetor nas madeixas antes de cair na piscina.

2) não amarre seu cabelo molhado pois partirá o fio. Desembarace somente após lavar com pente de dentes largos.
3) Use touca de silicone para proteger as madeixas.

4) Lave o cabelo após o treino com muita água e xampu neutro.

5) Use condicionador e/ou leave in.
6) Use a abuse das máscaras reconstrutoras e hidratantes e ampolas de tratamento 1 a 2x por semana.

7) Uma dica antiga e que e muto boa é o vinagre de maçã. É usado para dar brilho e diminuir a porosidade do cabelo. Diluir 1 colher de sopa de vinagre de maçã em meio litro de água. Colocar em um recipiente de spray e após lavar e hidratar seu cabelo passe esta mistura, deixe agir 5 minutos e enxague abundantemente com água corrente e fria.   Faça a cada 15 dias.


 Visite seu dermatologista regularmente e converse sobre cuidados específicos para sua pele e cabelo.
Ate Breve!

4 comentários:

  1. Ei Livia,
    eu to usando um shampoo caseiro de sabonete de coco com casca de laranja, me falaram que ativa o crescimento...isso é viagem de quem saiu da quimio? ou tem mesmo uma relaçao? rs
    Existe algo que posso usar pra acelerar o crescimento do cabelo?
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Gostaria de sugerir um post com dicas de make Bronzant! Sou branquinha e não gosto de ficar torrando no Sol, além da pele ficar feia é perigoso, né! Você usa? Quais indicaria??
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ola Irleyse
    Nao acredito que este xampu caseiro ira resolver seu problema. Alem disso o sabao de coco pode ressecar seu couro cabeludo.
    Qt a xampu para quem fez quimio, vc deve conversar com seu dermatologista sobre as possibilidades no seu caso. Depois de avaliar seu couro cabeludo ele pode indicar alguma manipulacao com capsaicina por exemplo ( derivado da pimenta) que vai estimular e fazer vasodilatacao. Procure seu dermato!
    bjs

    Aliny,
    Adoro makes bronzants!!!
    Sugestao anotada!

    Bjs
    ps: desculpem a falta de acentos, mas meu computador esta sendo formatado.

    ResponderExcluir
  4. Dra. Lívia
    Estou precisando da sua ajuda,pois já procurei e não achei nas farmácias de manipulação. Vou viajar em março para Paris;quando lá estive voltei com os cabelos e a pele "em petição de miséria".Agora soube que é em razão da água que contém muitos minerais pesados que ressecam cabelo e pele, e que é necessário uma maior quantidade de Dissodium EDTA ou
    Tetrasodium EDTA ou Sodium Citrate ou Trisodium citrate. Tenho 70 anos e o cabelo é fino. A pele ressecada. Será que a Sra. poderia me indicar algum produto aqui do Brasil, mesmo que tenha que mandar fazer, tanto para cabelo como para pele? Fico grata desde já. Meu email é tucarcbcast@yahoo.com.br. Parabéns pelo blog que é ótimo.

    ResponderExcluir

deixe qui seu comentário, que respoderei o mais breve possível. grata , dra livia pino